Em celebração ao cinquentenário da independência de Moçambique, São Tomé e Príncipe e Angola, o escritor Carlos Paradona Rufino Roque lançará dois dos seus romances: Pita Kufa, o Leito da Morte e Mueda, Nos Labirintos dos Ritos de Iniciação. As apresentações estão marcadas para esta sexta-feira, em São Tomé, e para o dia 4 de junho, em Luanda.
Moçambique, São Tomé e Príncipe e Angola alcançaram a independência em 1975, após longos processos de luta contra o colonialismo, e mantêm fortes laços históricos e culturais.
De acordo com nota divulgada à imprensa, as obras, até agora distribuídas de forma limitada nesses países, vêm despertando grande interesse entre estudiosos e leitores das comunidades literária e acadêmica. O autor considera os lançamentos um tributo à luta dos povos africanos de língua portuguesa pela liberdade e autodeterminação.
A cerimônia em São Tomé acontecerá na Biblioteca Nacional, enquanto em Luanda o evento será sediado na União dos Escritores Angolanos.
Além do lançamento das obras, Carlos Paradona Rufino Roque, que também atua como Secretário-Geral, pretende aproveitar a ocasião para reforçar os vínculos de cooperação entre a Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), a União Nacional de Escritores e Artistas de São Tomé (UNEAS) e a União dos Escritores Angolanos (UEA).



