
“As Sementes do Céu”: Mia Couto aborda crise ambiental em literatura para crianças
Ler artigo completo
EventosSeverino Ngoenha fala sobre “Atravessar o mar alto” na Livraria Fundza
O filósofo moçambicano Severino Ngoenha apresenta, esta sexta-feira, 7 de Novembro, às 18h00, na Livraria Fundza, na Beira, a palestra “Atravessar o mar alto”, um encontro em que propõe reflexões sobre os caminhos para Moçambique enfrentar as suas crises actuais. No evento, o autor autografará o seu mais recente livro, Filoso(Moça)Femas, obra que reforça o papel do pensamento filosófico na busca de soluções para os desafios sociais do país.
OpiniãoSebastião Alba: o planeta, o amor e a solidão
Se quisermos falar de um poeta de corpo inteiro comecemos por Alba, um homem que usou das suas próprias mãos para construir um universo em que acreditou até a morte. Para si a poesia não era um mundo provisório, em que chegava e de seguida ausentava-se. Sebastião Alba estava absolutamente entregue a todos os seus labirintos e complexidades, aos lugares mais profundos e densos.
LancamentosUalalapi, de Ungulani Ba Ka Khosa, lançado em banda desenhada e em tradução inglesa
A obra de estreia de Ungulani Ba Ka Khosa, Ualalapi, ganha hoje uma nova forma, sendo lançado em formato de banda desenhada e em lingua inglesa. Com ilustrações de Adérito Watela, a história ganha expressão visual e conquista novo público, alcança leitores diversificados e reforça a posição de Ualalapi como uma das mais fortes referências da literatura africana.
OutrosLiteratura moçambicana na 44ª Feira Internacional do Livro de Sharjah
Moçambique volta a marcar presença no cenário literário internacional com a participação da Associação Moçambicana de Editores e Livreiros (AMEL) na 44ª Feira Internacional do Livro de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Sob a liderança de Sandra Tamele, a delegação moçambicana promove a literatura nacional e reforça os laços culturais com o mundo árabe.
LancamentosCarmen Saranga lança “O Medo é um GPS”
Carmen Saranga lança, no próximo dia 18 de novembro, às 18 horas, na Galeria do Porto de Maputo, o livro O Medo é um GPS, uma obra intimista e inspiradora que transforma o medo em bússola para o autoconhecimento e o crescimento pessoal.
LancamentosAdelino Albano Luís lança Maratona para o Precipício na Universidade Pedagógica de Maputo
O escritor moçambicano Adelino Albano Luís lança, no próximo 11 de novembro de 2025, a sua mais recente obra, Maratona para o Precipício, na Biblioteca da Universidade Pedagógica de Maputo, às 16 horas. Editado pela Fundza, o livro será apresentado por Jessemusse Cacinda e promete provocar reflexão sobre os caminhos sociais, políticos e humanos de Moçambique.