O filósofo moçambicano Severino Ngoenha vai proferir, esta sexta-feira, 07 de Novembro, às 18h00, na Livraria Fundza, cidade da Beira, uma palestra subordinada ao tema “Atravessar o mar alto”.
No encontro, espera-se que Severino Ngoenha, um dos filósofos mais marcantes da reflexão contemporânea em Moçambique, apresente uma proposta de possibilidades para que o país consiga fazer “uma travessia pelo mar alto”, que pode ser entendida como uma analogia às crises que a sociedade moçambicana actualmente enfrenta.
No final do evento, o autor irá assinar autógrafos do seu mais recente livro, “Filoso(Moça)Femas”, constituído por vinte e dois temas, nos quais se aborda, sobretudo, o papel do filósofo no alívio do sofrimento do seu povo.
Para Filomeno Lopes, prefaciador da obra, “Filoso(Moça)Femas” “é resultado de um percurso dialógico do autor nestes anos, para ajudar a responder, acompanhar, mas sobretudo capacitar os próprios concidadãos moçambicanos na busca de melhores respostas aos problemas sociais que afligem, hoje em dia, Moçambique e África, em geral, na conjuntura geopolítica e geoestratégica mundial.”
Severino Ngoenha é Doutorado em Filosofia pela Universidade Gregoriana, em Roma. Em 2010, integrou-se ao Departamento de Filosofia da Universidade Pedagógica de Moçambique. Foi professor associado do Departamento de Antropologia e Sociologia da Universidade de Lausanne, Suíça. Suas pesquisas situam-se nas áreas de Antropologia, Pensamento Africano, Filosofia da Educação e Interculturalidade.



