Elísio Macamo, sociólogo moçambicano, brinda o universo literário com mais uma obra, e desta vez intitulada: “Fazer Coisas com a Cabeça “, que sai sob chancela da Ethale Publishing.
O lançamento da obra está agendado para o dia 21 de Março, na Biblioteca Central da Universidade Pedagógica, em Maputo, pelas 17h30.
Nesta obra, Macamo, que é também autor de títulos como “Governar e Pensar: Por uma Sociologia da Gestão Política; Análise Social para Leigos, O País Irreal: Estudos em Ficção Sociológica”, entre outros, propõe-se a oferecer uma reflexão sobre como devemos lidar com nossas opiniões hoje em dia. Macamo alerta para o perigo de aceitar opiniões apressadas ou erradas como verdades absolutas, especialmente com a influência das redes sociais, onde nem todas as ideias são bem fundamentadas. O autor convida-nos a sermos indivíduos críticos, destacando a diferença entre ter uma opinião e realmente entender algo. Segue ainda sugerindo que precisamos de um “freio” para separar o que é apenas uma opinião do que é um conhecimento bem elaborado.
“Fazer Coisas com a Cabeça” traz dicas valiosas que nos ajudam a diferenciar a opinião do conhecimento, focando no mérito que há em fazer questões.
O livro traz também reflexões práticas sobre temas como: como combater a desinformação, como evitar que professores anti-ciência prejudiquem sua formação, como não bloquear seu próprio pensamento e como evitar tornar-se um fanático activista. Há ainda discussões provocadoras sobre temas como a “dica patriótica” e a sociologia do lambe-botismo, que nos ajudam a perceber a importância de basear nossas opiniões em conhecimento e não em ideias superficiais.